De novembro a fevereiro, o Algarve fica mais calmo, mais barato e mais verdadeiro. Trilhos nas arribas sem calor, praias só para nós, amendoeiras em flor no barrocal, mercados de sábado e o Carnaval de Loulé: ideias para aproveitar o sul fora de época.
Quem só conhece o sul em agosto não conhece metade dele. O Algarve no inverno é outro lugar: estradas sem filas, praias onde se ouvem as próprias passadas, vilas que voltam a pertencer a quem lá vive e uma luz baixa e dourada que transforma as arribas ao fim da tarde. De novembro a fevereiro não é tempo de passar o dia dentro de água, mas é a melhor altura para caminhar na costa e no interior, comer bem sem pressa, ver as amendoeiras em flor e apanhar o Carnaval mais antigo do país. Se procura ideias para um fim de semana ou uma semana fora de época, aqui ficam as que valem mesmo a viagem.
Porque vale a pena o Algarve fora de época
O argumento mais óbvio é o tempo. Os dias de inverno no sul são, em regra, amenos e luminosos, com tardes em que se almoça na esplanada de casaco leve. Há semanas de chuva, claro, e o vento do Atlântico pode morder na costa vicentina, mas a probabilidade de apanhar céu limpo é bem maior do que no resto do país.
O segundo argumento é a calma. Fora do verão, o Algarve fora de época devolve-nos o que o turismo de massas esconde: o pescador a arrumar redes em Salema, o café de bairro em Olhão onde todos se conhecem, o silêncio nas ruas de Silves ao fim do dia. Os alojamentos costumam ter mais disponibilidade e tarifas mais baixas, e os restaurantes que ficam abertos são, quase sempre, os que trabalham para a gente da terra.
Há um terceiro argumento, menos falado: no inverno, o Algarve fica verde. Depois das primeiras chuvas de outono, o barrocal e a serra cobrem-se de erva nova, as ribeiras voltam a correr e os campos de laranjeiras carregam-se de fruta.
Caminhar nas arribas sem o calor do verão
Se há uma atividade que o inverno faz melhor do que o verão, é caminhar. Na costa vicentina, entre Odeceixe, Carrapateira, Vila do Bispo e Sagres, o Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina segue rente às falésias, por areia, xisto e veredas abertas por quem ia à pesca. Com temperaturas suaves, as etapas mais compridas fazem-se sem sofrer, e o mar, quase sempre agitado nesta altura, dá um espetáculo à parte.
Mais a leste, o percurso dos Sete Vales Suspensos, entre a praia da Marinha e a de Vale Centeanes, é um dos troços mais fotografados da costa e, de novembro a fevereiro, pode ter-se quase só para nós. Ao início da manhã, quando o sol ainda está baixo, as rochas ficam cor de mel.
Para quem quer um desafio maior, a Via Algarviana atravessa o interior da região ao longo de cerca de 300 quilómetros, de Alcoutim, junto ao Guadiana, até ao Cabo de São Vicente, dividida em 14 setores que começam e acabam em aldeias com alojamento. Não é preciso fazê-la toda: um ou dois setores na serra do Caldeirão ou na de Monchique chegam para perceber um Algarve de montes, sobreiros e aldeias caiadas que pouca gente imagina. Os mapas e o estado dos troços estão no site oficial da Via Algarviana.
Sagres e o fim do mundo antigo
O extremo sudoeste é ainda mais bonito no inverno. A Fortaleza de Sagres, o Cabo de São Vicente e as praias do Beliche e do Tonel ganham uma dramaturgia que o verão suaviza: ondas grandes, céu limpo depois das frentes, gaivotas a pairar no vento. É também a melhor época para ver surfistas experientes a aproveitar as ondulações de inverno.
Já contámos como é passar um dia inteiro nesta ponta de Portugal em Sagres, onde o vento escreve o mapa. No inverno, a regra é simples: leve um corta-vento, chegue ao Cabo uma hora antes do pôr do sol e fique até a luz desaparecer. Depois, um peixe grelhado em Sagres ou em Vila do Bispo fecha o dia como deve ser.
Praias vazias e passeios à beira-mar
Ninguém vai ao Algarve em janeiro para estender a toalha às duas da tarde, mas as praias continuam lá e são ótimas para caminhar. As areias compridas da Meia Praia, em Lagos, ou da Falésia, entre Olhos de Água e Vilamoura, convidam a passeios longos com os pés na espuma. Em dias calmos, há sempre quem arrisque um mergulho rápido: a água está fria, mas o sol aquece depressa quem sai dela.
Na Ria Formosa, entre Faro, Olhão e Tavira, o inverno traz outra vida. Os sapais enchem-se de aves que passam aqui a estação, e não é raro ver flamingos nas salinas e nas zonas de água baixa. Um passeio de barco pelas ilhas-barreira, como a Culatra ou a Armona, mostra uma ria tranquila, de cores frias e muito bonitas.
O que fazer no Algarve em janeiro e fevereiro
Para quem pergunta o que fazer no Algarve em janeiro, a resposta tem duas palavras: amendoeiras em flor. Entre o fim de janeiro e fevereiro, as amendoeiras do barrocal, à volta de Loulé, Alte, Querença e São Brás de Alportel, cobrem-se de flores brancas e cor-de-rosa. Diz a lenda que um rei mouro mandou plantá-las para que a sua mulher, saudosa da neve do norte, voltasse a ver os campos brancos da janela. Lenda ou não, a paisagem justifica a viagem: escolha uma estrada secundária, pare onde lhe apetecer e caminhe entre os pomares.
Fevereiro é também o mês do Carnaval de Loulé, apresentado como o mais antigo de Portugal continental, com corsos que remontam a 1906. Os carros alegóricos desfilam pela avenida principal da cidade, com sátira política, batalhas de flores e muita gente na rua. Em 2027, a terça-feira de Carnaval calha a 9 de fevereiro; as datas dos desfiles são anunciadas pela Câmara Municipal de Loulé, onde convém confirmar o programa antes de marcar alojamento.
Laranjas, medronho e mesa de inverno
O inverno é a estação das laranjas do Algarve, sobretudo à volta de Silves, e é quando sabem melhor. Nas bancas de beira de estrada e nos mercados vendem-se aos sacos, a preços que fazem rir quem vem da cidade. Na serra de Monchique, o fim do outono é tempo de destilação do medronho, a aguardente que se bebe num cálice ao fim da refeição.
À mesa, o frio pede pratos de colher: cataplana, xarém com conquilhas, papas de milho, caldeiradas e o cozido de grão com hortelã do interior. Para sobremesa, doces de amêndoa e figo, que são a assinatura doce da região.
Vilas e cidades para descobrir com tempo
O inverno é ideal para o Algarve das vilas, que no verão quase se visita a correr.
- Tavira: a ponte romana, as igrejas, as casas com telhados de tesoura e o mercado junto ao rio. Ao fim da tarde, o Gilão fica parado como um espelho.
- Silves: o castelo de grés vermelho, a sé e as ruas íngremes da antiga capital do Algarve islâmico, rodeadas de laranjais.
- Loulé: o mercado municipal, de inspiração neoárabe, e, ao sábado de manhã, as bancas de produtores que se espalham pelas ruas à volta, com laranja, mel, amêndoa e alfarroba.
- Olhão: a vila cubista dos terraços, as lotas e os mercados à beira da ria, com o melhor peixe a sair dos barcos.
- Monchique: a serra coberta de neblina, os castanheiros, as termas e o miradouro da Fóia, o ponto mais alto do Algarve.
Faro também merece mais do que a passagem pelo aeroporto. A cidade velha, dentro das muralhas, é silenciosa e bonita no inverno, e da marina saem barcos para a Ria Formosa durante todo o ano.
Antes de ir
- Quando: de novembro a fevereiro, com fevereiro a juntar amendoeiras em flor e Carnaval. Dezembro traz iluminações de Natal e mercados nas cidades maiores.
- Tempo: dias amenos e luminosos são a regra, mas há semanas de chuva e vento forte na costa oeste. Veja a previsão do IPMA na véspera de cada caminhada.
- O que levar: camadas, um casaco impermeável e corta-vento, calçado de caminhada com boa sola e, sim, fato de banho para o dia de sol que aparece sempre.
- Horários: os dias são curtos, por isso comece as caminhadas cedo e conte com o pôr do sol entre as cinco e meia e as seis da tarde em dezembro e janeiro.
- Restaurantes e alojamento: alguns negócios de praia fecham na época baixa. Em vilas pequenas, confirme se o restaurante está aberto antes de ir de propósito.
- Transportes: o carro dá liberdade para o barrocal e a serra; o comboio da linha do Algarve liga Lagos a Vila Real de Santo António e serve bem as cidades da costa.
Caminhar nas arribas com quem as conhece
O sudoeste algarvio é um sítio para voltar em várias estações. Na nossa experiência O vento nas arribas, caminhamos ao fim da tarde com um biólogo marinho local por um trilho costeiro de cerca de 5 quilómetros a partir de Vila do Bispo, a identificar aves e plantas endémicas, até ao pôr do sol no Cabo de São Vicente, com petiscos e vinho da região no fim. A época indicada na página da experiência é o verão: espreite as datas e use este inverno para conhecer o terreno a seu ritmo.